VASCO DA GAMA

TITULOS: 1COPA DO BRASIL,1 COPA LIBERTADORES DA AMERICAS ,4 BRASILEIROS ,1 COPA MERCOSUL ,1 BRASILEIRO SERIE B ,3 TORNEIROS RIO SAO PAULO ,22 CAMPEONATOS CARIOCA Fundado em 21 de agosto de 1898, o Vasco ganhou este nome em homenagem ao navegador português cuja viagem de descoberta do caminho para as Índias completava quatro séculos naquele ano. Seus criadores eram jovens remadores e em algum tempo o clube se tornou competitivo nas regatas. Em 1915 chegou aos gramados. Fundado em 21 de agosto de 1898, o Vasco ganhou este nome em homenagem ao navegador português cuja viagem de descoberta do caminho para as Índias completava quatro séculos naquele ano. Seus criadores eram jovens remadores e em algum tempo o clube se tornou competitivo nas regatas. Em 1915 chegou aos gramados.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Há dez anos em Portugal, Hélton lembra problemas da época de Vasco Goleiro do Porto fala que pedia dinheiro a jogadores mais experientes, comemora boa fase com os Dragões e praticamente descarta Seleção


Porto, Portugal
Comente agora
helton vasco goleiro (Foto: Getty Images)Hélton nos tempos de Vasco (Foto: Getty Images)
Lá se vão dez anos que o goleiro Héltondeixou o Vasco para jogar em Portugal, no modesto União de Leiria. Quando saiu do Brasil, Eurico Miranda ainda era presidente do clube cruz-maltino. De lá para cá, aconteceram mudanças significativas nos quadros administrativos do Gigante da Colina, mas alguns velhos hábitos continuam perseguindo os jogadores do time. Defendendo a meta do Porto há sete temporadas e formado em administração de empresas, Hélton explicou como fazia para superar os problemas financeiros quando o salário não aparecia na conta - o elenco atual do time carioca não recebe há dois meses, como admitiu o diretor executivo do clube.
- Por eu ser formado em administração de empresa, sei que cada empresa tem as suas dificuldades. Mas, sinceramente, não sei o que pode ser feito dentro do clube. Tenho certeza que eles (dirigentes) não fazem de propósito, pois o objetivo deles é sair com uma imagem boa. Já passei por situações como essas e recorri ao Romário, Carlos Germano, Donizete e Edmundo. Não tenho vergonha disso. Graças a eles, superei essas dificuldades.
Apesar dos problemas, a identificação com o clube de São Januário permanece. Porém, o goleiro ainda não traçou planos para o seu retorno, mas já sabe que, aos 34 anos, a aposentadoria é uma realidade cada vez mais próxima. Até mesmo os títulos ganhos pelo Porto não fazem com que Hélton se sinta totalmente realizado. O brasileiro crê que poderia ser mais valorizado pelo clube português, mas jogar futebol continua sendo sua maior motivação.
Fico um pouco triste da situação por lá. Mas acredito que ele vai voltar a ser o Vascão de sempre"
Hélton
- Sei o que está acontecendo no Vasco, sim. Fico um pouco triste da situação por lá. Mas sempre acredito que ele vai voltar a ser o Vascão de sempre. Ainda não parei para pensar em voltar. Já cogito o fim da minha carreira, mas não pensei em retorno ainda. Existem momentos em que eu gostaria de ser mais valorizado por tudo o que faço e por tudo o que me dedico aqui no Porto. Mas eu gosto de jogar e estou feliz.
Se o Porto não está no pequeno grupo dos maiores clubes da Europa, fica claro que é uma grande vitrine para os outros países do continente. Nos últimos anos passaram por lá craques que saíram para centros importantes do futebol mundial, como o atacante colombiano Falcao García e o brasileiro Hulk. Perder dois jogadores desse nível não é bom para qualquer equipe, e Hélton fez questão de frisar isso.
helton hulk porto treino (Foto: agência Reuters)Hélton e Hulk jogaram juntos entre 2008 e 2012,
quando o atacante foi para o Zenit (agência Reuters)
- Em qualquer equipe o Falcao pode jogar. Ele é muito bom dentro das quatro linhas e fora delas também. Quando ele tem a oportunidade de ser ele mesmo, não decepciona. Já com o Hulk, foi difícil superar. Mas tem que ser assim. Não adianta comprar outros, pois é insubstituível. Temos apenas que superar a ausência dele. Não tenho falado muito com ele. Fico feliz pelo seu sucesso e torço para que continue bem na Seleção.
Apesar da perda do grande goleador da equipe na temporada passada, o Porto continua dominando o futebol português e já está entre os 16 melhores clubes da Europa. O sucesso dos Dragões passa diretamente pelas mãos do goleiro brasileiro, que se sagrou campeão nacional seis vezes pelo time. Em primeiro lugar no Campeonato Português e com o objetivo de se classificar na ponta do Grupo A da Liga dos Campeões, Hélton sabe que nada vem fácil, e que somente através do trabalho é possível conquistar os objetivos.
A certeza de ser campeão ninguém tem, mas a certeza de que trabalhamos ao máximo para nos sagrarmos campeões, temos de sobra."
Hélton, sobre o time do Porto
- Estamos fazendo um bom trabalho, na frente no nacional e já classificados para a próxima fase da Champions. Vale a pena ressaltar o nosso empenho para defender mais um título nacional, pois a certeza de ser campeão ninguém tem. Mas, a certeza de que trabalhamos ao máximo para nos sagrarmos campeões, temos de sobra. A ideia para os próximos jogos da Liga dos Campeões é buscar o primeiro lugar do grupo. Só pensamos que temos que terminar em primeiro. Teremos dois jogos chatos pela frente. Mas queremos terminar em primeiro.
Quando o assunto é seleção brasileira, sonhar não custa nada. Apesar de saber das dificuldades, o goleiro mantém a chama acesa para, quem sabe, colocar mais uma pulga atrás da orelha de Mano Menezes, que parece não ter encontrado ainda o titular absoluto para a posição. Ainda assim, o camisa 1 do Porto enxerga suas chances como mínimas.
- Sonhar com a Seleção, qualquer jogador sonha. Não sou diferente, mas confesso que não acredito tanto nisso hoje. Após a Copa América (em 2007), não tive outras oportunidades. Por isso, não creio que apareça uma agora.
Helton goleiro do Porto (Foto: Getty Images)Aos 34 anos, Hélton não acredita que tenha mais chances na Seleção, mas ainda sonha (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA DEIXE SEU COMENTARIOS......