VASCO DA GAMA

TITULOS: 1COPA DO BRASIL,1 COPA LIBERTADORES DA AMERICAS ,4 BRASILEIROS ,1 COPA MERCOSUL ,1 BRASILEIRO SERIE B ,3 TORNEIROS RIO SAO PAULO ,22 CAMPEONATOS CARIOCA Fundado em 21 de agosto de 1898, o Vasco ganhou este nome em homenagem ao navegador português cuja viagem de descoberta do caminho para as Índias completava quatro séculos naquele ano. Seus criadores eram jovens remadores e em algum tempo o clube se tornou competitivo nas regatas. Em 1915 chegou aos gramados. Fundado em 21 de agosto de 1898, o Vasco ganhou este nome em homenagem ao navegador português cuja viagem de descoberta do caminho para as Índias completava quatro séculos naquele ano. Seus criadores eram jovens remadores e em algum tempo o clube se tornou competitivo nas regatas. Em 1915 chegou aos gramados.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Aniversário de título de 1997 inspira Vasco em nova reformulação Personagens da conquista nacional que completa 15 anos nesta sexta-feira lembram importância de mudanças e integração entre jovens e experientes


Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro
56 comentários
Evair Pedrinho Vasco (Foto: Reprodução TV)Pedrinho e Evair em 97: juventude e experiência
para fazer o Vasco campeão (Foto: Reprodução TV)
Da equipe que conquistou a Copa do Brasil e levou o Vasco novamente a brigar por títulos das principais competições, poucos vão ficar em 2013. A reformulação causa apreensão e incerteza quanto ao futuro, mas não é necessariamente algo ruim. Essa é a esperança da torcida cruz-maltina no dia do aniversário do terceiro título do Campeonato Brasileiro. O dia 21 de dezembro de 1997 consagrou não apenas Edmundo, protagonista da campanha, mas um grupo que foi resultado de algumas mudanças e que representou a combinação perfeita de juventude e experiência.
No momento em que, diante das dificuldades financeiras, o Vasco pode dar mais espaço a jogadores proveniente das categorias de base, o time de 1997 também contava com valores importantes criados em São Januário. Recém-promovidos dos juniores, o lateral-esquerdo Felipe e o meia Pedrinho se juntaram a atletas como Mauro Galvão e Evair, contratados para dar mais experiência ao grupo que já contava com Edmundo, Luisinho, Juninho e Ramon. Para complementar, o clube apostou em jogadores pouco conhecidos, como o zagueiro Odvan, que estava no Americano, e o volante Nasa, do Madureira.
Apesar dos pedidos de paciência por conta da reformulação, a torcida do Vasco certamente cobrará bons resultados em 2013. Pois a equipe de 97 começou aquele Brasileirão com duas partidas que levaram preocupação a São Januário. Na estreia, uma derrota por 2 a 1 para o Corinthians no Pacaembu com direito a Edmundo expulso. Em seguida, um empate em 3 a 3 com o Juventude em casa. No entanto, com o passar das rodadas a equipe foi se ajustando. Sob o comando do técnico Antônio Lopes, o time soube equlibrar o fôlego dos jovens com a tranquilidade dos experientes.
- Quando cheguei para o Brasileiro eu já conhecia um pouco o time do Vasco por ter acompanhado a final do Campeonato Carioca. Era um grupo de qualidade, com muitos jovens. E um dos motivos da minha contratação foi essa necessidade de dar mais experiência. Não tinha ideia de que tudo aconteceria de uma maneira relativamente tranquila. O time se se encaixou e conseguimos um equilíbrio dentro e fora do campo. Claro que havia alguns probleminhas, mas nada que não pudesse ser resolvido. Fomos crescendo a partir da metade da competição - lembrou Mauro Galvão.
mauro galvao odvam valber vasco (Foto: Agência Estado)Treino do Vasco em 1997: o então desconhecido zagueiro Odvan (à direita) se juntou aos experientes Mauro Galvão e Válber, que terminou o Brasileiro improvisado na lateral direita (Foto: Agência Estado)
O grupo comandado por Ricardo Gomes e Gaúcho precisará deixar de lado as dificuldades financeiras e buscar motivação com as vitórias em campo. A equipe que conquistou o Brasileiro há 15 anos não sofria com salários atrasados, mas também teve de sofrer ajustes até encontrar sua formação tática final.
- Apesar de ser um centroavante, o Evair jogava mais próximo do meio-campo e deixava o Edmundo à frente. O fato de não fazer gols o incomodava. Lembro que uma vez no vestiário, o Evair disse ao Lopes que não poderia fazer essa função e que deveria dar a vaga para outro. Então o Edmundo interveio e disse que o Evair era importante, que precisava jogar. Falou até que sairia do time se fosse preciso. Na partida seguinte, o Evair marcou o gol da vitória sobre o Botafogo - recordou Pedrinho.
Único remanescente do time de 97, Felipe transferiu seu papel de revelação para o de maior representante da ala experiente do elenco de 2013. Ele terá a função de orientar e administrar os novatos que serão contratados e jovens recém-promovidos dos juniores. Para Mauro Galvão, o grupo que se consagrou há 15 anos provou que nem sempre reformulação significa um passo atrás quando se trata de substituir uma geração que alcançou resultados positivos.
- Num primeiro momento parece que as coisas estão fora daquilo que a gente espera. Mas de repente, com algumas mudanças e ajustes, você consegue retomar e achar novamente o caminho. É sempre bom ter otimismo, procurar trabalhar e contar com quem quer se dedicar ao clube. O Vasco tem bons jogadores, passa por um momento complicado mas tem capacidade para formar um outro bom elenco - observou.
Edmundo, Vasco da Gama, Vasco 1997 (Foto: Raimundo Valentim / Agência Estado)Edmundo é carregado após final contra Palmeiras
(Foto: Raimundo Valentim / Agência Estado)
Pedrinho lembrou a importância de dar espaço aos jovens, como o Vasco promete fazer em 2013, mas também ressaltou que reformulação precisa estar atrelada à formação de um grupo equilibrado e de qualidade.
- Minha geração era muito boa, com jogadores que tinham grande chance de darem certo. No profissional havia atletas conhecidos, experientes e que não tinham uma idade tão avançada. Hoje está mais complicado. Apenas o Felipe é mais experiente e com um currículo muito vitorioso. É complicado tudo ficar nas costas dele. Mas é preciso de tempo e paciência
Assim como foi em 97...
A campanha
O Vasco terminou a fase de classificação como o melhor pontuador, somando 54 pontos em 25 jogos (17 vitórias, três empates e cinco derrotas). Na segunda etapa, os oito melhores classificados foram divididos em dois grupos de quatro. O Vasco ficou com Juventude, Flamengo e Portuguesa e terminou como primeiro colocado: 14 pontos, com quatro vitórias e dois empates. Na decisão, a equipe cruz-maltina enfrentou o Palmeiras, campeão do outro grupo. Beneficiado pela melhor campanha, foi campeão após dois empates em 0 a 0 na decisão. O Vasco ainda terminou o Brasileirão com Edmundo artilheiro, com 29 gols, recorde da época.
Time-base do Vasco na campanha de 97: Carlos Germano, Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho e Pedrinho (Ramon); Edmundo e Evair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA DEIXE SEU COMENTARIOS......